sexta-feira, 4 de julho de 2014

Dicas para hipotensos

Olá, olá! Como estão meus amores? Desde já quero pedir desculpa pela minha ausência, mas tenho andado bastante doente! E é sobre isso mesmo que vos vou falar hoje. 
Parece que finalmente o tempo começou a aquecer e se vocês sofrem de hipotensão, continuem a ler este post.






Com a subida da temperatura é muito importante que as pessoas que têm tendência para a tensão baixa tenham em conta alguns aspectos:
1- Bebam muitaaaa água! (É importante para todas as pessoas, é um facto, mas quem tem problemas de tensão começa a desidratar mais rapidamente).
2- Não saiam de casa nas horas de maior calor.
3- Se querem fazer exercício físico na rua, optem por fazer ou de manhã ou à noite, para que consigam exercitar o corpo sem que a temperatura corporal eleve demasiado.
4- Se querem fazer exercício físico em casa, não façam numa divisão fechada.
5- Cuidado com o tipo de exercício físico que fazem, não puxem demasiado pelo vosso organismo.
6- Após o exercício físico, dêem tempo ao corpo de descansar e de baixar a temperatura corporal, antes de irem tomar banho.
7- Se não costumam beber café, não aconselho que bebam em alturas de calor. O café pode causar um aumento do batimento cardíaco e este aumento do batimento misturado com uma baixa de tensão pode-vos levar a sentirem-se bastante mal. (Que foi um dos motivos da minha ausência).




Caso se comecem a sentir mal:
1- Não façam esforços físicos.
2- Sentem-se.
3- Respirem fundo, várias vezes.
4- Bebam água.
5- Comam batatas fritas de pacote. Ao contrário das pessoas que têm tensão alta, nós (hipotensos) temos de, principalmente no Verão, tentar comer coisas com sal, não exageradamente, mas quando temos uma quebra de tensão, o alimento que mais facilmente vos vai fazer sentir ligeiramente melhor são as batatas fritas de pacote, pois têm bastante sal. (A mim é o que resulta melhor para me subir a tensão).
6- Caso comecem a sentir vómitos e tonturas/sensação de desmaio coloquem a cabeça entre as pernas e peçam uma pastilha a alguém. Não sei bem o porquê, mas ao colocar a cabeça entre as pernas estas sensações de mau estar vão, progressivamente, diminuir e a pastilha ajuda a diminuir a sensação de enjoou.
7- Se os vómitos não passarem ou começarem a sentir dores de estômago, aconselho a beberem um chá de folha de laranjeira. (Basta aquecer água e colocar para lá uma folha de laranjeira e de seguida adicionar um pouco de açúcar, pois também ajuda a "arrebitar"). Para mim este chá é a maneira mais rápida e fácil de me aconchegar o estômago.










Não sou nenhuma médica/enfermeira, mas o meu irmão é médico de medicina chinesa e o meu pai enfermeiro e ao longo do tempo vim a ter que aprender as técnicas de fazer subir a tensão, uma vez que assim que começa o calor, lá começa a Ema a sentir-se mal.
Espero ter ajudado e que as dicas sejam úteis.
Beijinho <3

1 comentário:

  1. Eu tenho a tensão naturalmente baixa, o que é comum em jovens mulheres, mas nunca me senti mal. Raras excepções. Mas achei importante partilhares algumas técnicas :)
    As melhoras!

    ResponderEliminar