domingo, 28 de setembro de 2014

Conheçam-me melhor: Desabafo

Olá, olá!! Como estão??
Pois é, meus amores, tenho andado super desaparecida e vou-vos falar um bocadinho sobre isso no post de hoje.

   Como muitas de vocês já sabem eu estou desaparecida porque estou em semana de praxe e agora vou-vos contar tudo desde o início.

   Eu tenho 20 anos e portanto já devia estar no 3º ano  da faculdade... Na primeira vez que me matriculei na universidade, foi na Escola Superior de Educação de Santarém e fui ao primeiro dia de praxe (lembro-me como se fosse ontem) e quando cheguei a casa só queria era chorar e dormir, não por não ter gostado das praxes, mas por me sentir deprimida e por me sentir cansada, por sentir que tudo tinha mudado e ter um enorme receio da novidade. No dia seguinte fiquei em casa, a tentar descansar e depois no outro dia tentei ir, acontece que na viagem de comboio só fazia era chorar e estava com um ataque de pânico gigante. Quando cheguei a estação de comboios de Santarém perdi o autocarro para a universidade e acabei por voltar para a minha casa.
Foram momentos horríveis e chorei muito, mesmo. Acabei por decidir que não ia para a universidade nesse ano e que ia fazer voluntariado num jardim-de-infância para ter a certeza absoluta que era esse o curso que queria tirar.

   No ano seguinte (portanto o ano passado) inscrevi-me na Escola Superior de Educação de Torres Novas, por ficar a 15 minutos, de carro, da minha casa. Declarei-me anti-praxe, para não me stressar e mesmo assim tive ataques de pânico nos primeiros dias e anulei 3 cadeiras, mas não desisti! Nessa altura resolvi ir a uma psiquiatra, pois não era normal eu ter ataques de pânico com a universidade, uma coisa inofensiva.
   A minha psiquiatra (que é uma médica fantástica) diagnosticou-me síndrome de ansiedade continua, um síndrome que tenho desde bebé e que há muito devia ter sido tratado. Basicamente consiste em ter muitos ataques de ansiedade/pânico, ser uma pessoa muito introvertida, ter inúmeras fobias, incluindo fobia a tudo o que é novidade.  E aliado a este síndrome tinha ainda depressões mal curadas.
   A psiquiatra receitou-me vários medicamentos. No primeiro mês de medicação foi muito difícil, confesso, tinha enjoos constantes, só queria dormir, mas felizmente ao fim do primeiro mês comecei logo a sentir diferenças em mim.
   Não abandonei a universidade e já não me sentia tão deprimida.
   Tenho também a agradecer a minha colega Cláudia, por me ter apoiado na universidade e não ter desistido de mim.

   Adorei a minha passagem pela ESETN, tinha óptimos professores, aprendi inúmeras coisas novas, tive imenso contacto com as crianças, mas... em Maio dizem-me que vão fechar os cursos superiores nessa escola. Eu podia terminar lá o curso em 2 anos, mas isso era correr um risco muito grande e iria ser a única pessoa de Educação Básica lá.
   Depois de muita desorientação, decidi pedir transferência para a Escola Superior de Educação de Santarém, novamente.

   E isso trás-nos ao presente! Entrei em Santarém, decidi arranjar um quarto lá, para ser menos cansativo e desta vez quis participar nas praxes.
   E já se passou a primeira semana de praxe e eu tenho adorado, conheci já muitas pessoas, já tenho uma madrinha académica super querida.
   Ainda não me envolvo em tudo, por causa da medicação acabo por não sair à noite, mas pelo menos consegui superar muita coisa... Já consegui passar a primeira semana de praxe... matriculei-me em todas as cadeiras... já conheci muitas pessoas novas... já vivo sozinha...




   E com isto tudo, quero justificar a minha ausência nos próximos tempos e quero também dizer-vos para nunca desistirem dos vossos sonhos! Há muitas barreiras que se elevam nos nossos caminhos, mas com o apoio das pessoas que mais amamos e com as experiências que vivemos, somos capazes de enfrentas essas barreiras e ultrapassá-las.

Não desistam dos vossos sonhos! Lutem por eles! <3 

Sem comentários:

Enviar um comentário